jóias_de_tarsila_olhos_boca tarsila_abaporu_poderoso_baby_design_bialice duarte

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7 de abr. de 2010

o design e a arte

O DESIGN DE JÓIAS E SEU SENTIDO NA HUMANIDADE É CERCADO DE UM MARKETING LUXUOSO DATADO MAIS OU MENOS EM 30.000 ANOS. DESDE O PRINCÍPIO SIMBOLIZAM TODAS AS HIERARQUIAS, ORNAMENTARAM DEUSES, IMPÉRIOS, REINADOS, FEUDOS E BURGUESIA EMERGENTE.
“O MARKETING MILENAR FUNCIONA E CONSPIRA A FAVOR DO NOSSO ATUAL CONCEITO DESIGN.” 
AS JÓIAS E O MERCADO ATUAL: “A ARTE DAS JÓIAS CONTINUA PROVOCANDO UM IMENSO PRAZER”, COMO NÃO EXISTE MUITA DISTÂNCIA ENTRE O PRAZER E A ARTE FICOU BEM MAIS FÁCIL EXPLICAR COMO SINTETIZEI PARA O DESIGN DE JÓIAS A OBRA ICÔNICA DA PINTORA BRASILEIRA TARSILA DO AMARAL; NÃO PODERIA DEIXAR A IDENTIDADE COMPLEXA, E O SIMBOLISMO DE SUA OBRA SER DILUÍDO EM PEÇAS SEM SIGNIFICADO PARA O MOVIMENTO MODERNISTA ANTROPOFÁGICO E AO VINCULO AFETIVO EXISTENTE COM O FUTURO CONSUMIDOR.
O MOVIMENTO SUGERE O CANIBALISMO CULTURAL NA ARTE E LITERATURA. EXPLODIU NA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 NO BRASIL, FOI DIGERIDO E LITERALMENTE CUSPIDO EM UMA NOVA SIMBOLOGIA NAS ARTES.
O MANIFESTO FOI ESCRITO POR OSWALD DE ANDRADE, NA ÉPOCA CASADO COM TARSILA. O ÍCONE DO MANIFESTO É O “ABAPORU” E FIGURA UMA DAS PRINCIPAIS OBRAS DE TARSILA; CORES CAIPIRAS, ESTÉTICA DO RACIOCÍNIO ABSTRATO, O NONSENSE QUE SIGNIFICA ALGO SEM SENTIDO, SEM LÓGICA, O ABSURDO. IRONICAMENTE A LÓGICA DO ABSURDO ANTROPOFÁGICO, UNIU TODAS AS ARTES.

NO PROJETO “JÓIAS DE TARSILA” , TOMEI A DECISÃO DE MANTER FIELMENTE O CONCEITO DA OBRA: CORES “CAIPIRAS” COM AS PEDRAS BRASILEIRAS, O VOLUME GENEROSO, AS CURVAS ACENTUADAS... AO PENSAR EM VIABILIDADE DE MERCADO HOUVE A UNIÃO ENTRE O MÍTICO E O ANTROPOLÓGICO.

  "HOJE TRANSFORMAR UM ÍCONE EM PRODUTO É AGREGAR UM VALOR MUITO MAIOR QUE A PRÓPRIA IMAGEM, É DAR A OPORTUNIDADE DE CONSUMO PARA NÓS 'MORTAIS' MANTERMOS LIGAÇÃO AFETIVA COM A NOSSA CULTURA." 

QUANDO UM ARTISTA CRIA, DESENHA, FAZ OU ACOMPANHA O PROCESSO DE CONFECÇÃO DE UMA JÓIA, DIZEMOS QUE É JOALHERIA AUTORAL = ARTE. QUANDO O DESIGNER DE JÓIAS PERSONIFICA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA DE UMA OBRA QUE NÃO É SUA, ELE TEM POUCAS SAÍDAS E CORRE O RISCO DE DILUIR A OBRA RETRATADA;
• NÃO DISSOLVER A INTEGRIDADE DO ARTISTA ROMPENDO O VÍNCULO AFETIVO EXISTENTE.
• DEFENDER A OBRA DO ARTISTA AO PONTO DO PRODUTO PARECER AUTORAL; NOVO CONCEITO BATIZADO DE “JÓIA ÍCONE”. 

TARSILA ÍCONE, A ANTROPOFAGIA NO DESIGN/PROJETO “JOIAS DE TARSILA COLECIONAVEL”
PALESTRA MINISTRADA POR BIALICE DUARTE BOOMSPDESIGN – FORUM INTERNACINAL DE ARQUITETURA,DESIGN E ARTE- centro de conveções Iguatemi shopping/ são paulo_24-10-2008