“TARSILA-JÓIAS COLECIONÁVEIS®” é inspirada na obra e universo da pintora modernista brasileira Tarsila do Amaral. Todas as peças são registradas, numeradas e validadas por responsável legal da família que detém os direitos autorais de sua obra. Bialice Duarte, designer, responsável pela concepção, criação, design e desenvolvimento intelectual deste projeto e detém os direitos das peças e sua continuidade. Licenciado oficial SIGMA. NOSSO SITE www.tarsilajoias.com
jóias_de_tarsila_olhos_boca tarsila_abaporu_poderoso_baby_design_bialice duarte
4 de jun. de 2011
TARSILA DO AMARAL E O BRASIL DOS MODERNISTAS na CASA FIAT DE CULTURA
A exposição Tarsila e o Brasil dos modernistas reúne um conjunto de obras que apresentam visões singulares de paisagens, tradições e tipos brasileiros. Tendo como ponto de partida a obra de Tarsila do Amaral (1886- 1973), os trabalhos selecionados procuram traçar um panorama de tentativas de representação visual de um país territorialmente vasto e culturalmente heterogêneo como o Brasil. Esses trabalhos se reportam ao tempo e ao espaço onde foram produzidos e ao entendimento que nossos artistas modernos tiveram da realidade à sua volta.Além de Tarsila, figuram na exposição outros artistas que discutiram uma possível representação da identidade brasileira de forma bastante explícita e constante ao longo de suas trajetórias, como Di Cavalcanti e Candido Portinari. Estão inclusas também obras de artistas que se detiveram no tema em determinados períodos de suas carreiras, como Cícero Dias, Lasar Segall, Vicente do Rego Monteiro e Victor Brecheret.
Em 1924, ano dos mais férteis da carreira de Tarsila do Amaral, ela esteve, com o “bando” dos modernistas, em visita às cidades históricas de Minas Gerais. Muitos relatos dessa viagem ficaram registrados, como o de Pedro Nava em seu memorial e o de Carlos Drummond de Andrade, que se encontrou com os membros da “caravana paulista” no Grande Hotel de Belo Horizonte. Essa viagem marcou a obra de Tarsila, como bem assinala o rico texto da curadora de nossa exposição, Regina Teixeira de Barros.
Tarsila volta a Minas, agora como figura central dessa mostra de grandes artistas, tão diferentes entre si e, ao mesmo tempo, igualmente empenhados na descoberta de um olhar para o Brasil, que é um e é tantos.
José Eduardo de Lima Pereira
Diretor Presidente
CASA FIAT DE CULTURA
1O/05 A 10/07 2011
R.JORNALISTA DJALMA ANDRADE,1.250|BELVEDERE|30 320 540|NOVA LIMA|MG
BRASIL | TELEFONE +55 31 3289.8900 | FAX +55 31 3289.8920
TERÇA A SEXTA DE 10H ÀS 21H | SAB, DOM, E FERIADOS:DE 14H ÀS 21H
GRATUITO
Assinar:
Postagens (Atom)